6 de jul. de 2025

FESTEJOS DE MINAS



                 Deixamos o Rio para participar das festas juninas em Minas Gerais.  Uma parada a cada três horas para esticar as pernas.  Nas duas primeiras, o diálogo, onde parávamos, era o mesmo: fogueira, milho-cozido, quentão e arrasta-pé. As festas mais importantes de Minas eram as de Belo Horizonte e Diamantina, diziam alguns. Esta última era o nosso lugar de chegada.
Diamantina é a que mais tem a ver com a história por preservar tradições. As festas, sempre animadas, a comida saborosa e o ambiente agradável do interior, eram o motivo principal dessa nossa viagem. Foi onde notamos a grandiosidade da celebração.
O brasileiro, sem dúvida, é um povo alegre e bonito, porém nenhuma beleza se equipara a das nossas mulheres. Beleza que silencia, congela e causa temor. Se formos esperar por um jovem nos pedindo em namoro, sem dúvida, acabaremos solteiras. E que nome daríamos a isso senão medo? Não é o meu caso, pois não danço, mas já presenciei várias moças convidando rapazes para dançar. 
Em comparação com a viagem de ida, a volta foi bem rápida. Estávamos cansados, porém, felizes, revigorados, rejuvenescidos. No próximo ano, se meu pai não tocar no assunto, recorrerei à minha mãe como arma de persuasão.             

14 comentários:

Jotabê disse...

Você provavelmente e muito nova para ter ouvido o grupo adolescente “Menudo“. Uma das musicas que fizeram sucesso aqui no Brasil tem um refrão que talvez se aplicasse a você “Não se reprima, não se reprima“. Em outras palavras, “carpe diem”.

Jaime Portela disse...

As festas em Junho, também em Portugal, são muito divertidas. São uma folia constante que só acabam de madrugada.
Não dança? Isso é uma desvantagem... aprenda depressa...
Boa semana querida amiga.
Beijos.

Jaime Portela disse...

PS: Rô, vi que tem o meu link na barra da direita, obrigado. Eu também tenho o seu, há muito tempo.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Sou o que se pode chamar, adolescente responsável.
Conheço os garotos do grupo, por vídeos e fotos, mas não pessoalmente. Já os “Now United”… também não, mas gostaria.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

As nossas também terminam tarde, mas não fico para dizer. Não tenho o menor interesse para aprender a dançar, acredita? Acho que nasci fora da hora hahahahaha

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Para o senhor ver o valor que dou a boa escrita. Adoro!

Jovem Jornalista disse...

Adorei o texto!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Tomás B disse...

Supongo que la fiesta a la que te refieres es la de San Juan. Una fiesta aunque cristianizada hunde sus raíces en la noche de los tiempos y supongo que los aborígenes que poblaron Brasil también celebraban.

Saludos.

Eduardo Medeiros disse...

Minas é um ótimo lugar para festas, mas tenho pra mim que não há lugar melhor para festas juninas do que o nordeste. Passei parte da minha adolescência na Bahia e todo ano era um acontecimento!!

E sobre as meninos não tiraram as meninas para dançar....olha, devo dizer que a rapaziada de hoje em dia estão com medo de mulher, só pode. Talvez de tanto as feministas quererem fazer dos homens seres "muto sensíveis" estejam eles se tornando envergonhados demais.
Você diz ser adolescente mas não sei sua idade e nem sei se o meu comentário é ideal para você...desculpa qualquer coisa...rs

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Obrigada pelo comentário e pela visita. Muito obrigada mesmo.

Joselu disse...

Um belo passeio pelos festivais mineiros, adorei. Muito obrigado por visitar meu blog, que está morto e acho que nunca mais publicarei. Mesmo assim, seu comentário aqueceu meu coração. Abraços.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Estava esperando alguém te chamar pelo nome, tava não? Pois fui eu a sorteada. O blog é bom, é bem feito e por isso merece estar vivo.
Obrigada por vir.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Obrigada digo eu. Pelo comentário e pela visita.

Marly disse...

Uma festa junina 'raiz', sobretudo em Minas Gerais, é tudo de bom!

Beijão

FESTEJOS DE MINAS