Deixamos o Rio para participar das festas juninas em Minas Gerais. Uma parada a cada três horas para esticar as pernas. Nas duas ocasiões, o diálogo nos pontos de parada se mantinha o mesmo. Fogueira, milho-cozido, quentão e arrasta-pé. As festas mais importantes de Minas, segundo falavam, eram as de Belo Horizonte e Diamantina. Este último é o nosso lugar de chegada.
Entre as duas, Diamantina é a que mais tem a ver com história por preservar tradições. As festas, sempre animadas, a comida saborosa e o ambiente agradável do interior foram os principais motivos para nossa viagem. Foi onde observamos a grandiosidade da celebração.
O brasileiro é, sem dúvida, um povo alegre e belo, porém nenhuma beleza se equipara às nossas mulheres. Beleza que silencia, congela e causa temor. Se formos esperar por um jovem nos pedindo em namoro, sem dúvida, acabaremos solteiras. E que nome daríamos a isso senão medo? Não é o meu caso, pois não danço, mas já presenciei várias moças convidando rapazes para dançar.
Em comparação com a viagem de ida, a volta foi bem rápida. Estávamos cansados, porém, felizes, revigorados, rejuvenescidos. No próximo ano, se meu pai não tocar no assunto, recorrerei à minha mãe como arma de persuasão.
8 comentários:
Você provavelmente e muito nova para ter ouvido o grupo adolescente “Menudo“. Uma das musicas que fizeram sucesso aqui no Brasil tem um refrão que talvez se aplicasse a você “Não se reprima, não se reprima“. Em outras palavras, “carpe diem”.
As festas em Junho, também em Portugal, são muito divertidas. São uma folia constante que só acabam de madrugada.
Não dança? Isso é uma desvantagem... aprenda depressa...
Boa semana querida amiga.
Beijos.
PS: Rô, vi que tem o meu link na barra da direita, obrigado. Eu também tenho o seu, há muito tempo.
Sou o que se pode chamar, adolescente responsável.
Conheço os garotos do grupo, por vídeos e fotos, mas não pessoalmente. Já os “Now United”… também não, mas gostaria.
As nossas também terminam tarde, mas não fico para dizer. Não tenho o menor interesse para aprender a dançar, acredita? Acho que nasci fora da hora hahahahaha
Para o senhor ver o valor que dou a boa escrita. Adoro!
Adorei o texto!
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Supongo que la fiesta a la que te refieres es la de San Juan. Una fiesta aunque cristianizada hunde sus raíces en la noche de los tiempos y supongo que los aborígenes que poblaron Brasil también celebraban.
Saludos.
Postar um comentário