T R A D U T O R

11 de mai. de 2026

NO DIA DAS MÃES

 



       Passei a manhã inteira pensando no que fazer, até que achei um caderno antigo perdido no fundo da gaveta. Peguei um lápis e comecei a escrever, deixando as palavras saírem sozinhas, do jeito que vinham no coração. Não tentei fazer nada perfeito, só queria dizer o que eu sentia.
     Escrevi sobre as lembranças de quando ela fazia tranças no meu cabelo, sobre as noites em que o colo dela era o único lugar onde eu não tinha medo de nada, e agradeci por cada sorriso que ela me deu sem pedir nada em troca.
     Dobrei a folha com todo o cuidado do mundo e deixei em cima da mesa da cozinha. Do lado, desenhei um coração — meio torto, mas cheio de amor.
     Quando ela achou o papel e começou a ler, o tempo pareceu parar. Ela leu devagar, sentindo cada frase, e não aguentou: começou a chorar. Não era um choro triste, era um choro de quem se sentiu amada de verdade. Ela entendeu que, naquele papelzinho, estava a prova de que todo o carinho que ela me deu valeu a pena.
     O nosso dia foi só de abraços demorados e risadas com os olhos ainda marejados. Ali eu entendi que nenhum presente comprado chega perto do valor de um gesto sincero. Às vezes, o que parece pouco pra gente é, na verdade, tudo para o outro. Minha mãe guardou aquele papel como se fosse a coisa mais valiosa do mundo, para ler e se emocionar de novo sempre que a saudade apertar.

16 comentários:

Jovem Jornalista disse...

Uma bela homenagem para a sua mãe. Gostei de acompanhar a crônica.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Tomás B disse...

Creo que no la podrás dar otro regalo mas valioso que ese en tu vida, aunque el que le des tenga un valor con muchas cifras a la izquierda de la coma.

Saludos.

Conchi disse...

Muy tierno el mensaje que le dejaste a tu madre.

Un abrazo.

Daniela Silva disse...

Gostei muito da sensibilidade deste post. Há uma ternura muito verdadeira nas palavras e também um reconhecimento bonito do que significa ser mãe, com amor, entrega e presença mesmo nos momentos mais difíceis. Tocou-me especialmente essa forma simples e sentida de homenagear todas as mães.

Beijinho na alma,
Daniela Silva | Alma Leve

Raquel Gonzalez disse...

Qué bonito, me imagino que algo más mayor mi hija escribe eso de mí y claro que también lloraría! Es algo precioso ese sentimiento! Un besote!

Campirela_ disse...

No hay mayor regalo para una Madre que sentir ese amor de su hijo cerca de ellas, y esas letras la llenaron de felicidad.
El Amor no necesita de florituras solo de verdad sincera.
Un besote Ro

Eugenia Maru http://lulurulitos.blogspot.com disse...

Sólo amor, nada más desea una madre.
La mía tiene 96 años y cada día es una bendición tenerla.
Saludos

DUlCE disse...

No hace falta grandes cosas cuando el mejor regalo es expresarle a una madre todo cuanto la amamos.

Beijinhos doces, menina.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Valeu, obrigada!!!

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

O senhor tem toda razão! O valor das coisas não está no preço, mas no significado.
Esse com certeza é o presente mais valioso que eu poderia dar, e fico muito feliz que tenha percebido isso.
Muito obrigada pelo comentário e pela leitura, viu?Abraços!

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Obrigada, muito mesmo!

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Daniela, seu comentário foi um verdadeiro abraço no meu coração. Homenagear as mães é falar de um amor que não cabe em palavras, e fico imensamente feliz por saber que o texto fez sentido para você.
Agradeço demais pelo carinho e pela sua presença tão iluminada por aqui.
Um beijo bem carinhoso na sua alma também!

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Muito obrigada pelo seu comentário tão carinhoso!
Tenho certeza absoluta de que a sua filha vai crescer vendo todo o seu amor e dedicação, e um dia também vai escrever palavras lindas sobre você. Esse elo entre mãe e filha é maravilhoso e transborda mesmo em forma de lágrimas de orgulho.
Um beijo enorme para você e para a sua pequena!

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Que alegria ler o seu comentário!
Muito obrigada pela visita e por compartilhar sua energia conosco. É muito bom ter você acompanhando o blog.
Um beijo grande e até o próximo post, viu?!

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Que comentário mais lindo! Você tem toda razão: o que uma mãe mais deseja é o nosso amor.
Que privilégio e que bênção poder desfrutar da presença da sua mãe aos 96 anos. Cada dia ao lado dela é um tesouro precioso.
Cuide muito bem dela e aproveite cada segundo desse amor tão puro.
Muito obrigada por compartilhar sua bela história aqui no blog.
Um beijo bem carinhoso para você e em especial para a sua mãe!

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Você tem toda razão!
Às vezes a gente se preocupa com coisas grandes, mas o maior presente é mesmo abrir o coração e dizer o quanto amamos a nossa mãe. O amor puro e sincero é o que realmente importa. Muito obrigada pelo carinho constante e por suas palavras tão lindas, que sempre trazem luz para o blog.
Um abraço bem doce para você também!