Eu não me espantei com a reação da dona Catiaho sobre minha postagem. E vou me explicar: nunca tive a intenção e nunca terei de levantar bandeira para exaltar nada. Feminismo, nunca, dona Catiaho! Se o machismo nos prejudica tanto que até mesmo na dor do parto reagimos de maneira natural, imagina esses indivíduos que morrem com uma pedrinha nos rins? Agora, pensa. Como a senhora imagina esses valentes guerreiros estendidos aos nossos pés, com um salto agulha um pouco abaixo da nuca?
Sim, senhora Catiaho, não sou feminista. O que sou, caso queira saber, é um misto do que meus pais e as pessoas que amo querem que eu seja. E, só para a senhora saber, nada, além do carinho e do amor, me satisfaz.
Desejo, se for possível, ser parecida com a senhora, com meus pais e os pais da senhora, sem rancor, ódio ou mágoa de alguém.
Esta sou eu, a Rô, que a senhora vai conhecer.
20 comentários:
Boa e incrível reflexão.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Totalmente de acuerdo 👏👏👏👏
Yo no creo en las posiciones extremas y en este caso ni me creo superior ni tampoco inferior a una mujer. Solo creo que ambos sexos tenemos unas cualidades de los que doto la naturaleza, pero ello no nos hace ser superior a nadie.
Saludos.
Sabe, Rô? Sou contra qualquer tipo de "ismo"; acredito que o mais natural é "cada qual com seu cada qual". Homem e mulher são diferentes... e se completam, acredito! Meu abraço, boa semana.
Legal, que bom que gostou!
Obrigada por comentar
Ufa, pensei que discordasse! Obrigada, mesmo.
Bjus!!!
Obrigada pelo comentário! Fico feliz com suas palavras.
Que legal, o senhor vir comentar!!!!!! Obrigada.
Bem Rô,
Então era para essa publicação
que me pediu a foto? Sabia que era
com finalidade justa.
Uma vez a mãe de duas jovens da
minha comunidade na cidade de
Niteroi - RJ, me disse que que dizia
para as filhas ,que queria que elas
seguissem o meu exemplo. Eu pedi desculpas
a ela e falei para as filhas: não que eu não estivesse
lisonjeada ou que não fosse bom exemplo,
mas que não deveriam seguir exemplo meu,
sim escrever a própria história e construir
assim suas vidas sempre priorizando serem
elas mesmas e mulheres felizes.
A mãe ficou zangada comigo, mas
as duas irmãs entenderam porque hoje
são mulheres de destaque nas vidas que
escolheram ter.
Quanto a você, seu pai e sua mãe e seus
mentores tem feito ótimo trabalho
porque você está indo muito bem.
E como me parece que tem feito,
prossiga e se puder evite defender bandeiras
e viver sob rótulos. Se não entender o
que lhe falo agora, esperta como é
entenderá no tempo certo.
Obrigada por dedicar uma publicação
citando minha argumentação.
Bjins e abraço da gente.
CatiahôAlc.
Todos los extremismos, al final, perjudican.
Saludos.
Sejamos naturais e façamos a diferença! 👏😘
pois é cada um é como é pois hoje em dia nada é facil seja para o homem seja para a mulher cada dia é piore e ainda vai ser muito mais pois ha de tudo bem desejo uma feliz semana saude bjs
Fique tranquila que não defendo bandeira, como “falei no meu texto”. Quanto ao resto, tudo bem, pois é o que faço.
Te amo, viu! Bjus!!!!
Tem que ter meio-termo, não tem Sr. Alfred?
É tbm o que acho.
Concordo com a senhora. bjus!!!!
Não é uma ameaça, é, Dona Isa? Cruz credo!!!!!
Tomara que não...
Olá, Rô,
Tive que vir comentar nesse post, pois o assunto 'feminismo' sempre esteve dentro das minhas reflexões. E não foi por acaso que postei uns três ou mais posts sobre o tema, em meu blog.
E eu tenho que esclarecer que feminismo não é o equivalente ao machismo (que seria a opressão praticada por mulheres, contra os homens). O equivalente ao machismo é o 'femismo'. As mulheres radicais, provocadoras etc. são femistas, e não feministas. O feminismo nasceu como uma reação à opressão e a subjugação sofridas pelas mulheres, devido ao sistema patriarcal. Então, toda mulher que é contra a subjugação das mulheres são feministas, quer elas saibam disso ou não.
O feminismo existe porque - desde sempre - as mulheres têm sido consideradas 'inferiores', 'segundo sexo', 'não tão capazes quanto os homens', etc. E isso é bem visível nas coisas concretas da vida. Não faz nem uma semana que eu vi um vídeo curto, em que a atriz Sharon Stone falava da diferença salarial entre ela e o ator com quem contracenou num filme famoso (ela era a alma do filme). Ele recebeu 14 milhões de dólares e ela ... 500 mil. Se você observar as sociedades do mundo, verá que o sistema patriarcal tratou de garantir grandes privilégios aos homens. E grandes penas às mulheres. E isso tem que mudar. A mulher tem as mesmas características que os homens, no que se refere às capacidades gerais - inteligência e discernimento, por exemplo. E ambos são igualmente dignos. As feministas não querem brigas com os homens e sim estabelecer um sistema mais justo para as mulheres. A atriz Emma Watson, a Jennifer Aniston, a Emma Thompson, Patrícia Arquette e tantas outras (brasileiras, inclusive) e também muitos homens já se declararam feministas. Eu também sou. E não tenho a menor vergonha disso, pelo contrário. Ah, sou também hétero e casada, há várias décadas.
Beijo
Fiz questão de dizer, na sua página, o que acho do comentário da senhora. Obrigada pelas palavras e parabéns pelo que disse.
Rô querida,
li seu texto com o coração aberto e os olhos atentos — e confesso: ele me tocou profundamente. Há algo de muito verdadeiro e humano nas suas palavras, algo que transborda sinceridade e, sobretudo, respeito por si mesma e pelos outros.
A forma como você expõe seus sentimentos, sem gritos ou bandeiras, mas com a firmeza serena de quem sabe quem é e o que sente… isso é de uma força admirável. Vejo em você uma mulher que pensa por si, que ama com leveza e que não se prende a rótulos — e talvez por isso mesmo você diga tanto, sem necessidade de levantar a voz.
A sua maneira de colocar que é feita de fragmentos de amor, dos valores herdados, e do desejo de seguir sem mágoas… é de uma beleza imensa. Que a dona Catiaho possa mesmo conhecer a Rô — essa mulher que caminha com doçura, mas que sabe muito bem onde pisa.
Com carinho e admiração,
Cléia 💗
Obrigada, D. Cléia, pelo carinho, pelas palavras e por incentivar quem precisa. De coração, muito obrigada.
Um beijo e, fica com Deus!!!!
Postar um comentário