A discussão dos meus professores em relação à política aumentou o meu interesse pelo tema. Meu pai faz isso com minha avó, mas o discurso dos dois pelo assunto é mais comedido. Não há espaço para ofensas pessoais ou afirmações consideradas inadequadas diante de qualquer pessoa. Um professor diz que o candidato do seu partido fará o que seu adversário não pode, enquanto o outro diz alto de doer os ouvidos que prometer, todos prometem, mas não fazem e fala como se soubesse os números que premiarão a mega sena.
Esses candidatos já estiveram lá antes e não cumpriram o que prometeram — diz meu pai. Muitos tentam se reeleger repetindo promessas anteriores, mas ninguém se lembra disso. Sem dúvida, apostando na “boa memória” do povo — termina dizendo. Gosto do tema quando vejo consistência nas propostas e nas discussões apresentadas nos palcos e fora deles, o que não significa que eu esteja a favor de um ou outro partido. Eu, de fato, torço pelo que minha avó e o meu pai, em conjunto, desejam.
Não adianta prometer coisas se a arrecadação do município não é suficiente — afirma minha avó. Esse é o tipo de discussão que meu pai tem com minha avó. O engraçado é que o meu avô concorda com tudo o que cada um diz de certo ou de errado aqui em casa. No entanto, na escola, a discussão se transforma em um bate-boca. Meu pai fala que não deve brigar com amigo por conta de política se há algum tempo os bons nomes não se candidatam a cargos políticos. De acordo com minha avó, apontando nomes, a política está sendo dominada pelo tráfico, pela milícia e por outros comandos que a maioria de nós desconhece.
Cogito até pesquisar a matéria, pelo menos para me posicionar, mas, da forma como as coisas andam, é melhor não. ©rô
Cogito até pesquisar a matéria, pelo menos para me posicionar, mas, da forma como as coisas andam, é melhor não. ©rô
15 comentários:
Que reflexão profunda e tão cheia de insights! Eu entendo completamente esse sentimento de querer compreender mais sobre o tema, sem deixar que as discussões se tornem apenas provocações vazias. O que você coloca sobre a forma como as promessas políticas são feitas, mas raramente cumpridas, é algo que ressoa muito em nossa realidade. Acho que a grande sabedoria está em perceber, como você, a importância de analisar com cuidado as propostas, sem se deixar levar pela polarização. A sua vontade de buscar conhecimento e entender de forma equilibrada é admirável! E concordo plenamente que, às vezes, é preciso ter cautela ao nos posicionarmos, especialmente quando a situação política parece tão complexa e carregada de interesses. Te admiro pela maneira madura de refletir sobre esses temas.
Beijinhos
A discussão política não dá em nada entre amigos e familiares, e sim grandes brigas !
Vale a pena ter políticos de estimação? Eu fora, vejo, escuto e hoje nada mais digo. Enquanto brigamos com familiares e amigos, "eles" seguem no trenzinho da alegria!
Boa semana, Rô!
Beijinho
Es muy interesante tu artículo. La política es complicada pero lo fundamental es el respeto.
Un placer leerte.
Un abrazo.
Poi é, Rô, política é mesmo uma tristeza. Alguém disse que política é a segunda profissão mais velha do mundo. Já viu, né?
Olá, tudo bem?
Estudar política é muito importante. Desde lá o princípio na Grécia, onde a política (polis) era a discussão das coisas da cidade.
É um tema muito abrangente desde então.
Agora, a nossa política é pequena, é burra, é disputa de torcida organizada.
Já é bem questionável um professor apresentar (e querer impor?) a alunos o seu posicionamento político, isso cheira a "doutrinação".
Mas exatamente para não ser doutrinado, é preciso saber pelo menos, o básico da Política, com P maiúsculo.
Indico um livro bem legal: https://www.amazon.com.br/Livro-Pol%C3%ADtica-V%C3%A1rios-Autores/dp/8525064416/ref=sr_1_1?adgrpid=1146791423303337&dib=eyJ2IjoiMSJ9.pRFeIWLIjRbCym7XS68c9ZUYC8piVQ1hQTNJi4Ftg5rzq8yOSEvYA8AGUPC1CUZZPRbwI-fdIDUvxv1n9hNCi2tzGN97DNFzizIRtRaD1RHIV5b8G4kK27dk7rD235cV0GiVBp3xqPlNvvcb-w9na5NLIzK-sLnl6iOHxcOfrX5faIFY9HCwnG1EoB1W9yE5EFoWLgSPwuBHA7HQaYGmmHKEaT1Y-R8UDFXEOeR7-PhlPtpB6dFk5h3ap5sCCsvvlo5G8xpr30A0ieCw5VG8zvQ4Q9KWWmPmJvJDtmdvpYM.BcmeNg_WDTp2ZtG5t086I_wmaMsAYcwt0CU3iS8NrJo&dib_tag=se&hvadid=71674625328323&hvbmt=be&hvdev=c&hvlocphy=116069&hvnetw=o&hvqmt=e&hvtargid=kwd-71675127782251%3Aloc-20&hydadcr=22532_13533716&keywords=o+livro+da+pol%C3%ADtica&qid=1732794334&sr=8-1&ufe=app_do%3Aamzn1.fos.6d798eae-cadf-45de-946a-f477d47705b9
Un artículo interesante
Hay dos cosas por la que no merece la pena discutir dicen por aquí; la política y el futbol.
No se si conocerás las inundaciones que hace un mes hubo en la provincia de Valencia. Pues ahora el partido que gobierna en la región de Valencia dice que debió tomar el mando el gobierno central que es del partido contrario, por ser dicen una emergencia nacional.
Por lo que tengo entendido es una competencia regional, como la sanidad. Digo lo de la sanidad porque cuando el Covid las regiones con gobierno del partido de la oposición tras las primeras etapas de emergencia ya reclamaban sus competencias.
Saludos.
Nossa!!!!
Ninguém nunca falou assim comigo, tão bonito e tão bem articulado. Obrigada, D. Cléia e um beijinho pra senhora.
(Quando quiser, vem de volta que eu vou adorar)
Meu pai entende muito por isso mamãe ri orgulhosa quando ele começa a falar, já minha avó não. Os dois só faltam sair no tapa. Um gosta disso, pensando na família, enquanto outro pensa naquilo pensando na Pátria. No final um ri para o outro, os dois se abraçam e tudo volta à paz de antes.
Um bju pela visita e um bju pelas palavras, tá bem?
Querendo ou não vc faz política.
Obrigada e um abraço.
Concordo com um montão de coisas que disse, inclusive com a leitura que educa e faz prosperar, mas não é para os vira-latas como nós, brasileiros, não. A lei aqui é, quanto menos vc souber, melhor é.
Obrigada pela aula.
Ah, vc é um amor, obrigada.
Bju!!!!
Vou traduzir para responder, falow?
Gostei de ler
Cá em casa, não se discute, nem politica nem futebol :)
Os nossos politicos não merecem o esforço.
Mas é importante estarmos informados , dentro do possível para podermos ter uma base de informação.
Abraço e brisas doces *****
Postar um comentário