Translate

quarta-feira, junho 12, 2024

O MEU É AO NATURAL!

 



Dizem que eu não engordo de ruim. — “Pão engorda!”, escuto todo mundo dizer, mas não a mim que não vivo sem pelo menos um, nos cafés da manhã. Hábito herdado dos meus avós. Minha mãe não come e meu pai muito menos. — “Tem glúten!” — diz um. — “Também tem açúcar e sal”, — responde o outro. Nesse impasse todos comemos tapioca lá em casa. Tapiocas elaboradas, tipo queijo com banana, queijo com coco ralado e outras loucuras de quem não quer engordar. Infelizmente, para eles, meu primo, que é nutricionista, apareceu exatamente na hora do lanche. Ficou horrorizado quando mamãe disse que tapioca era o nosso principal alimento. Precisavam ver a cara que ela fez quando meu primo começou a falar. Foi uma aula o que ele nos deu. — “Alguém aqui, nessa mesa, sabe que a tapioca é feita com a pior parte da mandioca?” — perguntou. — “Olhem na embalagem, está lá, bem grande, avisando que, não só não tem glúten, como também não tem gordura, sódio ou qualquer nutriente além do carboidrato, que é responsável, direto, pela carga e pelo índice glicêmicos altos causadores do diabete tipo 2. Perguntem ao Google”. — Antes de perguntarem o que deveriam comer no lugar da tapioca, ele já foi respondendo: “vocês podem trocar pelo Flocão de milho, orgânico. Precisa ser orgânico, e não transgênico. Esses pequeninos flocos têm tudo que o milho pode oferecer, menos o glúten que vocês odeiam. O único problema é o preço. É caro”. — Concluiu. — Para não ficar olhando meu pai mordendo o lábio inferior, como faz quando lhe chamam a atenção, provoquei um ruído no celular e, apontando para ele, pedi licença, e saí, para “atender”.
(Já estou vendo meu pai de mercado em mercado procurando fubá para o café de amanhã. Que bom que ninguém me perguntou nada ou responderia na lata! — Se é de comer, eu como. O resto é problema do metabolismo de cada um. Espero que o meu seja exemplar).

15 comentários:

Ester disse...

Aquí dicen que cada uno tiene su constitución, por eso mi amiga (que engorda) pregunta que en que articulo dice que ella tiene que ser la gorda. Un abrazo

Martha Jane Orlando disse...

I think if you eat everything in moderation, and don't have any restrictive diseases, all food needs to be enjoyed.
Blessings, Ro!

Sérgio Santos disse...

Uns têm sorte, outros nao...kkk

J.P. Alexander disse...

Uy todo se puede comer con moderación. Te mando un beso.

Katerinas Blog disse...

In general,
I believe that we should eat everything in moderation!
Certainly the bread is fattening and needs small quantities!

Fabiano disse...

Oi tudo bem, vim pra dizer que voltei com meu blog, só estou avisando
https://umbrasileirogay.blogspot.com/
Um abraço e tudo de bom.

Tomás B disse...

Te dejo un comentario jocoso. Estaban dos amigos discutiendo sobre si engordaba el pan o no (como nos dices tu) y uno de ellos fue a la panadería y compro una pieza de pan la cual guardo por un tiempo, al cabo de ese tiempo se volvió a encontrar con su amigo y le dijo lo del experimento y la conclusión que saco. "Creo que el pan no engorda quien engorda es quien lo come" ya que la pieza de pan seguía igual que cuando la compro.

Saludos.

Pequena con estilo disse...

Se puede comer de todo con moderación

Olavo Marques disse...

Olá Rô!

Isto da alimentação anda a tornar-se polémico! Anda toda a gente às cabeçadas por causa do que faz bem e não faz bem... 😅

E que tal comer um pouco de tudo? 😄

Abraços e um bom fim de semana 🤗

carlos perrotti disse...

Tu siempre original mirada... Bravo, amiga!!

Bandys disse...

Ola Ro,

Eu tambem gosto de comer
um pouco de tudo, mas
realmente ovos mexidos são
meus prediletos de manha.
bjs

Fabiano disse...

Quando eu era jovem, não comia quase nada. Depois dos 25 virei um avestruz. Difícil não comer alguma coisa. Dia desses ganhei um pacote de arroz que... eu conto isso no meu blog, dia desses.

Super me identifico com esse seu texto. Parece até que eu tô vendo algumas pessoas no mercado perto daqui, procurando e procurando tapioca, farelo de milho, flocao de milho organico ou transgênico... Senhooor!!

Um grande abraço.

Ane disse...

Algumas pessoas já disseram nos comentários, podemos comer um pouco de tudo, acho que é por aí mesmo. O problema é exagerar. E sim,tapioca não é light,não tem muita diferença do pão branco,por exemplo. Agora estou comendo pão integral, é muito estranho, mas estou vendo se me acostumo. É difícil!
(*^_^*)

Jotabê disse...

Eu me impressiono com a seriedade de alguns de seus leitores! Eu sou um ogro esfomeado a qualquer hora do dia (minha barriga denuncia isso). Outro dia duas de minhas noras conversavam educadamente sobre alimentos saudáveis, sem gordura trans e essas frescuras da moda. Só para tumultuar, comentei que estava agora tentando ingerir só comida saudável. Elas me olharam meio desconfiadas, tentando imaginar qual seria a próxima besteira. Aí eu disse que estava comendo feijoada, torresmo, só comida light.

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Rô!
Bem Mocinha, penso que fé não faz mal
a ninguém. Errado é forçar enfiar a crença
goela a baixo dos outros.
Há muita diferença e distância em
Fé e Crença, pelo menos pra mim.
Fé nasce com e na gente e crença
ouvimos, absorvemos e adotamos ou não.
Minha opinião é máxima e sim como é
o nariz: cada um tem o seu.
O mesmo se dá com alimentos,
ou as opções são por saúde
ou por prazer.
Fomos por muito tempo um gruo pequeno
de amigos e juntos tivemos uma experiência
interessante: nós 4 adultos passamos a
evitar glutem. Eu pensava antes que fosse
algo caro e sem sabor. Na pratica vi que
não é nada disso. É saboroso e que dá resultados.
Mas aprendi também que precisa ser sem excesso.
Meu amigo é radical e simplesmente eliminou
100%, eu não fiz assim: ponderei.
Pelo menos uma vez por semana comia pão, macarrão
e uma besteira que continha o elemento gluten.
Ao fim de 3 anos, todos estávamos mais magros
e saudáveis. Mas meu amigo precisou voltar
ao eixo porque eliminar, dá ruim, como diz
minhas netas.
Quanto a tapioca... eu como sim, mas se for lá
na Bahia ou em algum hotel que ofereça no café
da manhã. Mas gosto de tapioca doce, aquela que
pode ser cortada e que tenha coco e até leite
condenado (como diz minha neta).
O de milho amarelo
eu não gosto, prefiro angu, pois sou mineira
e angu doce ou salgado: estou dentro.
Então depois de todos o comentários fecho com eles
que: Com moderação quase tudo PODE.
E se você, e permitir vou desdobrar esse assunto
em um artigo lá no espelhando, está bão?
Me diz lá se posso.
Bjins em você e na sua família hoje em especial para
o seu pai que está viajando.
Boa nova semana e desculpa o texto grande aqui.
CatiahoAlc.

Minha lista de blogs