Translate

sexta-feira, abril 26, 2024

TERMINAL GENTILEZA

 


        Muitas histórias meu pai me contou quando criança. Eu permanecia por horas, sentada, com os cotovelos no joelho, segurando o queixo, para ouvir, encantada, as histórias que me contava, mas hoje, com as obrigações diárias, não é mais a mesma pessoa. De todas as que ele contava, eu me lembro, principalmente daquelas em que eu acreditava, como ouvi-lo falar que na infância tivesse sido amigo de meninos que se destacariam na política. Mas, como assim, se ele nunca me levou a um comício ou fui apresentada a qualquer dessas figuras? Definitivamente, meu pai já não é mais o mesmo. Há muito perdeu a capa e o poder de voar, não que meu pai se tornasse mais um mentiroso, mas num belo contador de história, sim, eu acredito. Ontem, após muito pedir, ele concordou em me levar à inauguração do Terminal Gentileza, aqui, em nossa cidade. Ao chegar, um homem grandão, vestido de preto, nos barrou a entrada. Meu pai me puxou para trás, falou qualquer coisa que o homem transmitiu por um fone, preso à lapela, liberando-nos em seguida. Não perguntei, mas deve ter falado com alguém que veio de braços abertos ao encontro da gente. Abraçou meu pai e me olhando de cima a baixo, perguntou se eu era a Rô. Tomou minha mão e, com o meu pai atrás da gente, nos levou à mesa de uma bonita mulher que disse chamar-se Cristine. — “Muito prazer, eu sou Cristine, a mulher do prefeito”.
Gente, ele conhece o prefeito! Que orgulho eu senti desse cara, simples, educado e já não mentiroso como eu vinha pensando. Durante a conversa, meu pai deu uma aula de conhecimentos, falando principalmente de José Datrino, homenageado com um terminal em seu nome. Meu pai falou do incêndio do circo e de José ter criado um jardim muito bonito onde antes era cinza para receber e amparar os sobreviventes que precisassem de ajuda. A eles dava conselhos num clima de paz e bondade. A partir daquele momento, José Datrino passou a ser chamado de "Profeta".
Eu gostei muito da festa. Foi linda. Sinto vergonha de não ter acreditado quando um dia me disse ser amigo de pessoas tão importantes, na juventude. Só não retiro a admiração que eu tenho dele hoje, como tinha quando ele era jovem e eu ainda criança.

14 comentários:

Pequena con estilo disse...

Lindo post. Un saludo

Martha Jane Orlando disse...

Such a great story, Ro.
Blessings!

Mário Margaride disse...

Ainda bem que gostaste, RÔ. Foi bom para ti.
Beijinhos e feliz fim de semana!


Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

Raquel Gonzalez disse...

A los padres hay que creerles siempre! Muy bonito, un abrazo!

Vivir y dejar Vivir...Liz disse...

RO, preciosa historia, es lindo visitarte. Me encanto leerte.
Abrazos y besos linda amiga 💋🌷💋

Tomás B disse...

En ocasiones como le sucedió a tu padre un antiguo compañero de colegio o juegos puede llegar a una posición alta.
Algo similar me ocurrió a mi un antiguo compañero de colegio fue director provincial de correos y en una ocasión que salió por televisión aun leyendo su nombre (con unos años sin vernos) al salir trajeado no lo reconocí hasta unos minutos después de finalizada la noticia. Mas tarde estuve en su despacho comentando para una reunión de antiguos compañeros de clase.
Un antiguo profesor que fue alcalde de la localidad donde residía un día llamo para quejarse sobre deficiencias en el servicio y cuando le paso la llamada la secretaria a la que solo había dicho el cargo. Este llamo al antiguo profesor por su nombre el cual no sabía que era su antiguo alumno se quedo mirando al teléfono.

Saludos.

Tais Luso de Carvalho disse...

Olá, Ro, gosto de ler suas histórias,
sempre são verdadeiras, são do jeitinho que
você é!
Segue assim, muito gostoso ler seus posts.
Beijinho, bom domingo.

Albada Dos disse...

Pues que lujo haber conocido al alcalde, pero sobre todo, tener un padre que sabe tanto.

Un abrazo.

Lebasi Lebam disse...

¡Hola,Ro! Me alegro de que disfrutaras de la experiencia con tu padre, gracias por compartirla.
Un abrazo y feliz semana.

chema disse...

los padres dicen la verdad, otra cosa es que a veces se pongan pesados contando una y otra vez las mismas historias. :)
abrazos!

Eduardo Medeiros disse...

Quer dizer que teu pai deu uma "carteirada" no porteiro...rs
Você também mora aqui nesta cidade maravilhosa mas tão castigada? Moramos...Lembro nos anos oitenta (sim, eu sou coroa), de passar no ônibus indo para o trabalho e ver o Profeta Gentileza fazendo suas inscrições em muros e pilastras. Foi uma figura folclórico da cidade e merece a homenagem.

Abraços.

Nana Barcellos disse...

Olá,
Espero passear por lá pra conhecer.
Só saio até lá em época de Bienal, mais ou menos haha

até mais,
Canto Cultzíneo

Nana Barcellos disse...

ah, já estou seguindo aqui tb.
Obrigada pela ajuda :)

Veronica Lee disse...

What a touching story, Ro!
It's heartwarming to hear about your bond with your father and how you've come to appreciate his stories.
The inauguration of the Gentileza Terminal sounds like a special event, and it's great that your father had a connection to it.
Thanks for sharing this lovely moment with us.