Translate

segunda-feira, abril 29, 2024

A CASA DO MEU AVÔ

 

     


Minha avó se chama Maria e Tatão é como vovô João é chamado. – Maria, vamos deitar que já tá tarde, disse enxugando a cara na toalha da mesa. Maria corre passar água nos pés. – Estou te esperando na cama, Maria, diz ele envergonhado com o que acabara de dizer. Mas vovó não diz nada. Tira a toalha do prego de trás da porta e enxuga dedo por dedo até não ter dedo mais para enxugar. – Anda logo, Maria, que o sono já quer me pegar, grita Tatão lá de dentro. Maria, que antes não falou  nada, se cala. Não por não ter o que responder, mas por não ouvir tão bem como antes, quando Tatão arrastava asas para namorar com ela. Dedo enxugado, cada um com cuidado. Agora a hora é chegada. Maria se levanta, joga a água pela janela. Pendura a bacia no prego ao lado do prego da toalha, tira a dentadura de baixo e põe no copo ao lado do copo em que Tatão pôs a dele. A parte de baixo é dela, já não tem tantos dentes quanto os que tinha antes, mas que são seus e não de ninguém. — Por que você tira os dentes quando vai se deitar, Maria, tem medo que possa me morder enquanto durmo
?,
diz ele com a boca cheia de vento. Já é tarde. O sono já vem me pegar, diz o relógio na parede com os o mesmos barulho dos velhos relógios. — Pronto, Tatão, já fiz o que você gosta que eu faça quando venho dormir. Lavei os pés, como você falou, tirei o pano que boto na cabeça para os fios não caírem na comida, lavei a chapa que botei no copo do lado do seu e agora, se você ainda me quiser, você pode me usar que não ligo. Tatão, você ta me escutando?, diz cutucando o marido que ronca virado para o canto.
Ele dorme igual um cevado, coitado.
Diz riscando na testa o sinal da cruz. Depois ela ri, mas não dele que é seu amigo e companheiro desde pequeno, mas dela, da mulher que faz tudo o que pedem e até se lavar quando não é dia de missa ela se lava e para quê se ela não tem festa para ir? Para ir para o quarto é que não é. No quarto só se vai quando é para dormir. Para contar carneiros até que o sono ou a morte lhe feche os olhos e parta para longe, bem longe dali e de gente.
— Boa noite, vovó. Vá dormir porque ele já foi e se a senhora se apressar ainda vai encontrá-lo catando flores pelo caminho para dar para a senhora.

13 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

Que belo texto! poético. É uma benção cada vez mais rara um casal envelhecer junto, apesar de tudo, apesar dos desencontros, apesar das dentaduras, apesar do sono pesado roncado, apesar dos dias de descontentamento. casais que envelhecem juntos possuem algo dos quais eles não conseguem abrir mão: a admiração, o amor e o respeito pelo outro. Isso dá liga, fica consistente, e não costuma romper.

Graça Pires disse...

Um jeito de narrar muito cativante, minha Amiga. Gostei muito.
Uma boa semana.
Um beijo.

Jovem Jornalista disse...

Uma incrível relação amorosa. Seus vovós parecem aproveitar bem a vida e os momentos.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Martha Jane Orlando disse...

This made me remember my own grandparents . . . Thank you and blessings!

Pequena con estilo disse...

Lindo post, un beso

Os olhares da Gracinha! disse...

Também gosto da abordagem 👏😘

stella disse...

RO, perdóname si he tardado en venir a tu casa, lo hice hace bastante pero no vi nada escrito, hoy te aseguro que he disfrutado tu texto, me he divertido leyendolo y me ha gustado mucho, volveré, volveré a leerte pues he visto que vas llenando tu blog
Un abrazo

Albada Dos disse...

Muy buena anécdota, esa mujer es para recordarla siempre.

Un abrazo

PAULO TAMBURRO. disse...


RO,
transborda aqui nesse texto o que falta de maneira absoluta na juventude que ainda tem avós para curtir. E curtir os avós é falar deles como você fala, direto, na lata, sem rodeios!Envelhecer é usar chapa,dormir muito,conviver com as mais variadas e distintas dores do corpo.As da alma nem se fala!
Deus não erra, mas as vezes se distrai, ocupado com tantos problemas:Acompanhe meu raciocinio.
Deus fez o jovem , em geral um intrépido escalador de montanhas, bons nadadores, praticantes de esportes radicais e numa idade que a saúde e o preparo fisico,o apetite sexual estoura em espinhas nos seus rostos.Um armazenador de hormônios intermináveis.
Pois é,aos idosos hormonio eles só esvcutam falar que tinha,, força fisica eles só se lembram que tinham,pratica de esportes radicais eles só se lembram que faziam...
Sabe a razão disso? É que Deus se distraiu quando aos jovens atribuiu todos as coisas boas da vida e aos idosos apenas rara lembranças do que aconteceu com eles na juventude.O que eu quero dizer RO é que Deus na sua infinita sabedoria poderia pelo menos além das dores ter deixado aos idoso um pouquinho de hormônios para que eles não precisassem dormir tanto.
Se essa observação.
Um abração carioca.

Tomás B disse...

Como me hubiera gustado contar con unos abuelos como los que nos muestras en tu narración.

Saludos.

Vivir y dejar Vivir...Liz disse...

RO, precioso post, me encanto.
Abrazos y besos 💋🌷💋

carlos perrotti disse...

Pura prosa poética. Me encantó y te felicito, amiga!!

Katerinas Blog disse...

Ro, I think there is a problem and Blogger is not showing your May posts. I noticed it and in the previous post it tells me that the page you are looking for does not exist.
Also, Well written text!