Translate

segunda-feira, março 04, 2024

FAMÍLIA & FAMÍLIA.

 




Meu pai pode entrar e sair em qualquer lugar que quiser, menos minha mãe. Minha mãe não se arrisca devido à famosa cultura brasileira. Papai é alto, 1,80m, branco, olhos claros. Papai é alto, tem 1,80m, é branco e tem os olhos claros. A mamãe, que nem se encosta no ombro dele, é pretinha, quer dizer, é preta, mesmo. A cor da minha pele deve ser cinza, uma vez que sou filha de um casal de branco e de negra. Se não for, pelo menos eu acho. Meu pai é tranquilo e minha mamãe, explosiva. Se alguém se recusar a permitir a entrada, ela solta os cachorros. No entanto, papai, por sua vez, ninguém, nem olha para ele e se o fazem, é para cumprimentá-lo. Já vi muitos adultos serem barrados na entrada de um estabelecimento, mas as crianças não, nunca vi, nem mesmo de cor. Possivelmente, eu possa ser sorteada. Já Minha mãe foi reprovada e eu estava presente para testemunhar. Compramos alguns produtos para o Natal num supermercado. O meu pai levou as sacolas para o carro e voltou para buscar as que estavam conosco. Ele não ficou surpreso ao ver o segurança revistando as sacolas que a mamãe carregava, mas eu não. Não só fiquei surpresa, como avancei no sujeito. - Qual é o problema com às bolsas? Você acha que há um ladrão aqui? Aqui não tem ladrão não moço! — Estava com raiva, então perguntei: — O senhor revistou o meu pai? A revista deveria ter sido realizada porque ele também tinha uma quantidade grande de bolsas. Mas eu sei porque, é porque ele é branco, não é? — eu não choro na frente dos outros, mas naquele momento não deu. Meu pai afastou-se dos curiosos e, por pouco, não esfregou os comprovantes de pagamento na cara dele. Mamãe havia entrado em contacto com a polícia que depois nos levou à delegacia onde o advogado do escritório do meu pai estava à nossa espera… Enfim, tudo explicado. O papai até perdoou, mas a mamãe e o advogado não e como ele disse, duvido que o juiz os perdoe. O doutor estava certo, caso contrário, não teríamos uma televisão de alta definição na parede e um carro novo na frente da residência.

21 comentários:

Martha Jane Orlando disse...

Interracial couples are a common sight here in the States.
Blessings!

Ester disse...

Esperemos que eso ya no ocurra, los colores no tiene nada que ver, ni siquiera los atuendos. Un abrazo

silvioafonso disse...

Quando seu pai souber que você conta o que acontece na casa dele, ele vai te passar um corretivo(risos).
Tô brincando, meu anjo. Eu sei que vc só fala o que pode e se ele souber, certamente, rirá com as histórias, verdadeiras ou não, que só você sabe contar.
Um beijo e obrigado por me deixar babando com sua coragem.

Anete disse...

Olá, uma boa reflexão trouxe aqui.
Gostei de conhecer o seu blog-diário. Há cada situação chata ou embaraçosa em que nos deparamos,né, haja paciência e sabedoria para encarar...
Um abraço

Alfred disse...

Estamos cargados de prejuicios.
Un abrazo.

sinforosa c disse...

Purtroppo questi pregiudizi ci sono un po’ ovunque, personalmente ritengo che le famiglie “miste” abbiano una marcia in più. Ciao e buon mese di marzo.
sinforosa

J.P. Alexander disse...

Es terrible el racismo a veces hasta inconsciente. Te mando un beso.

Albada Dos disse...

Muchos prejuicios, y muy tristes. Creo que si el color de la piel define a alguien, es a quien nos juzga por ella, declarándose idiota.

Un abrazo

Donetzka disse...

Ri muito e já sigo vc também. Volte sempre a meu blog. Beijos sabor carinho. Donetzka

Jovem Jornalista disse...

Incrível como isso acontece nos nossos dias.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE VERÃO do dia 03 de fevereiro à 06 de março, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Conchi disse...

Es denigrante lo que se puede llegar a ver en algunos sitios solo porque no eres blanco.

Abrazos.

She disse...

Oi, minha querida.
Vim retribuir sua visita tão carinhosa em meu cantinho, fico feliz que meus textos te façam bem, obrigada por me contar.
Quanto a escrever bem, obrigada, mas seus textos são ótimos, viu?! :)
Sobre seu post... infelizmente uma realidade que nem sequer deveria ter existido algum dia no planeta Terra, e que ainda é tão presente no dia a dia.
Beijo, beijo.
She

Flávio Cruz disse...

Vívida descrição do episódio, Rô! Só nos resta torcer para que casos assim sumam completamente de um planeta, onde somos todos irmãos! Meu abraço, boa semana!

Alice Alquimia disse...

Pois é Rô,
A gente precisa acreditar
em quem somos.
Tendo essa
certeza, tudo fica mais
claro, não mais fácil.
Acredito que sua mãe seus
pai são leves, ainda que a
vida seja pesada, as vezes.
O titulo de seu texto é perfeito
pq Família é Família.
Beijinhos
Alice Alquimia


Gustavo disse...

Si lamentablemente eso ocurre. En Argentina también pasa. Yo antes pensaba que en Brasil como la sociedad se la ve mas mezclada (grupos de amigos, selecciones de fútbol, deportistas, músicos) pensé que eso no ocurría. Pero después me enteré que también pasa.
Esperemos que alguna vez podamos romper los prejuicios, estereotipos que tenemos de antemano para poder ser una mejor sociedad. Te mando un abrazo

Tomás B disse...

Creo que un matrimonio como el de tus padres es de lo mas común en Brasil dado que de ambos colores hay cantidad de personas.
Un hombre de aquí fue a Guinea Ecuatorial y se caso con una mujer negra al igual que tus padres y el hijo que tuvieron de pequeño era mas oscura su piel que fue clareando con el tiempo y de adolescente se lo comento mi madre contestándola que era café con leche.

Saludos.

Betonicou disse...

Este texto é uma reflexão poderosa sobre as desigualdades e preconceitos que ainda persistem na sociedade. Você habilmente ilustra a diferença de tratamento entre seu pai e sua mãe, destacando a injustiça e o impacto emocional que isso pode ter. A história contada é um lembrete importante de que, embora tenhamos feito progressos, ainda há muito trabalho a ser feito para garantir a igualdade e a justiça para todos. Parabéns !

Betonicou disse...

Oi, já estou te seguindo faz tempo! Beijos!

Fá menor disse...

Puxa!, nunca pensei que isso pudesse acontecer por causa da cor da pele...

Beijos.

Parapeito disse...

Não sei se foi algo que aconteceu consigo e com seus pais, mas é um texto, que é um grito de revolta sobre a miserável descriminação e
injustiça, que continua a existir.
Tristemente, não acredito que seja um texto fictício.
Gostei de ler as suas palavras e o título muito bem escolhido.
Abraço e brisas doces **

Grace disse...

Me gusta encontrarme con tus textos. No se si son reales o ficción. Cómo sean, lo haces maravillosamente.
Con un estilo sencillo llegas y atrapas al lector. Y lo haces en base a realidades. Como éstas. Racismo puro hasta en un país en que la raza negra es de gran importancia.
Discriminacion aberrante.
Te saludo cordialmente!