Translate

sexta-feira, março 22, 2024

AJUDA OU ATRAPALHA?

 


    Quando é que o corretor tomará juízo e parar de confundir as pessoas, alguém sabe dizer? Já estamos carecas de saber que se trata de faca de dois cortes: um para auxiliar no complemento de frases, enquanto o outro… liberdade que tem para mudar palavras confundindo o leitor. Muda de acordo com suas loucuras e se a pessoa não estiver atenta ele muda o sentido do texto, e o texto que se dane! Em certos momentos, para não dizer em todos, ele encontra erro para sugerir acerto. Isso quando não o corrige sem consultar. E você que resolva o problema que ele possa criar. Por exemplo: quando desejei que Deus iluminasse os caminhos da minha amiga, o desgraçado achou melhor colocar “eliminar” no lugar de “iluminar”. Minha amiga ficou fula da vida. Aconteceu também com minha mãe que esquecera um vidro na mesinha da sala e as pressas, não perguntei que vidro era aquele. Dá escola mandei um ZAP para ela: — “mãe, que vidro é esse que vi na mesinha da sala de manhã?” (corretor) — “mãe, que vibrador é esse que vi na mesinha da sala de manhã?” Minha mãe ficou horas com a cara fechada naquele dia. Agora, trocar o nome do meu priminho, Denis, de 5 anos, foi sacanagem. Quando ele raspou a cabeça para tratar o câncer, eu dei um beijo naquela caraca, fiz foto e mandei à mãe dele com os seguintes dizeres; “Amiga, beijei a cabeça do Denis quando ele saiu”. (Corretor) — “Amiga, beijei a cabeça do Pênis quando ele saiu”. — Gente, que vergonha eu passei. É nessas horas que eu me pergunto; seria essa porcaria a tão sonhada “inteligência artificial”? Se for, eu, em particular, sinto que vou me estrepar. No texto de hoje mais cedo grifou uma palavra e escreveu: “essa palavra já foi usada outras vezes no mesmo texto” Oh, vontade de mandar ele para aquele lugar!!! Gente, quem, em uma conversa, não fala, pelo menos uma vez, a mesma palavra? Moral da história. Fechei o laptop, que meu pai me deu de natal, e o escondi onde, nem eu, possa achá-lo se procurar. Fui até o quartinho de bugigangas e pequei, todo empoeirado, o velho notebook. Esse, sim, trabalha calado. Do jeito que eu gosto. Não pergunta e palpite então nem pensar. Só responde. Responde e faz o trabalho como deve ser feito, caladinho.
— Memória artificial é o kct!!!

36 comentários:

Martha Jane Orlando disse...

I can't believe how many ridiculous "corrections" this thing offered. What a mess!
Blessings, Ro!

LoveT. disse...

Happy weekend <3

J.P. Alexander disse...

Uy si me ha pasado que el corrector y lo cegata te pueden causar problemas. Genial fin de semana.

Albada Dos disse...

Pues ese corrector toma decisiones por su cuenta. A mí me psa en el smartphone, y realemente ayuda casi siempre, pero a veces es un embrollo. :-)

Un abrazo

Joanna disse...

HAve a nice weekend

JoAnna disse...

Tenha um bom fim de semana Quem sabe fazer um detox de inteligência artificial? Às vezes é melhor dar um passeio e admirar a natureza. Abraços!

Recomenzar disse...

Maravilloso tu blog

Conchi disse...

A mi una vez me pasó en un mensaje de WhatsApp y, menuda vergüenza.
Un abrazo.

El Sentir del Poeta disse...

RO, que tengas un hermoso fin de semana
Cariños y besos mi amiga bailarina

Isabel Rescalvo disse...

¡¡Hola!! A mí el corrector me ha dado también algún problema que otro, así es, ayuda en ocasiones y en otras, es a peor.
Gracias por la visita a mi blog y quedarte como seguidora, yo me quedo por aquí también. Besitos.

A Casa Madeira disse...

Dependendo para onde estiver escrevendo o melhor
é dar uma boa revisada k; pode-se entrar em apuros k;
Bom final de semana.

Saruski disse...

Te sigo desde ya, un besito

Mjsalla disse...

Hola, ya te sigo. Gracias por seguirme . La verdad es que el corrector siempre te hace malas pasadas. Con algunas te ríes , con otras te enfadas.
Saludos desde Barcelona ( España)

Cloudia disse...

Best wishes to you and Denis ❤️

Graça Pires disse...

O melhor é ler sempre antes de enviar a mensagem pois o computador inventa palavras e corrige muito mal. Também já passei vergonhas por cauda disso.
Uma boa Semana e uma Páscoa abençoada.
Um beijo.

Jovem Jornalista disse...

A gente culpa o corretor, quem nunca passou por isso, não é mesmo? Tem algumas frases que ficam bem desconsertantes e engraçadas.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Lebasi Lebam disse...

¡Hola! Alguna vez mi corrector también hace de las suyas.
Gracias por visitar mi blog y quedarte, yo también me quedo por aquí.
Hasta pronto.

Caitlin'nMegan disse...

Too bad we can't deciper each other writing. "Braiding is a lot of work. I don't even try.kkkkk
A bju, Ellie." What does that mean? All the best to your blog.

Caitlin'nMegan disse...

The comment you left me earlier at my blog. I translated it in English.

São disse...

A Inteligência Artificial é um risco sério.

E os riscos da dita escrita inteligente causa sérios embaraços ., sim.


Minha amiga, beijinho de excelente semana e de uma Páscoa com muitas e doces amêndoas reais e metafóricas.

Flávio Cruz disse...

Acho que você deu voz à revolta de todos: esse corretor, muitas vezes é uma merda! E, se ele estivesse aqui, com certeza mudaria para "maravilha"! :) Meu abraço, boa semana.

She disse...

Queridaaaaaaaa!
Estou rindo muitoooo contigo rsrsrsrs
Que crônica maravilhosa e cheia de humor você escreveu sobre o corretor, simplesmente perfeito.
Beijo, beijo.
She

Pequena con estilo disse...

Buen post. Feliz semana santa

Majo Dutra disse...

É o corretor e o tradutor...
Quando eu rejeito a tradução várias vezes o tradutor desata a dizer palavrões ordinários!

Uma boa Semana Santa e ótimo Domingo de Páscoa.
Abraço
Majo Dutra

Lu disse...

Hola hola. Aquí llego a "husmear" tu blog y devolver tu gentil visita.
Cierto es lo que dices del corrector...Escribe, muchas veces, lo que se le ocurre y si no lees antes de publicar...¡Vaya confusiones!
No sé si las confusiones que nos cuentas son reales...¡pero vaya que me has hecho reír! Y eso se agradece.
Beijo Boa segunda-feira

Mário Margaride disse...

Olá RÔ!
Tens toda a razão. O corretor por vezes nos atrapalha. Tal como o tradutor.
O mais racional e normal, é consultar o dicionário para tirar todas as dúvidas.
Obrigado, pela visita e comentário.

Boa semana!
Beijinhos.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

Mjsalla disse...

Hola, he de decirte que sigo tu blog.

Lacocinademjsalla

Verena disse...

Olá!
Venho retribuir a sua visitinha.
Te desejo uma Feliz Páscoa
Beijinhos
Verena.

Alécio Souza disse...

Querida Rô, a mocinha dançarina que me visita no blog...rs!
Eu confesso que também não gosto de corretor de texto, muitas vezes ele distorce a palavra que você quer usar mudando completamente o sentido da mesma. No whatsapp é a mesma coisa, você escreve algo e lá vem o corretor chato mudando a palavra, já perdi as contas de quantas vezes mandei mensagens erradas, mas pelo menos agora eles colocaram a opção "editar", pelo menos isso né? Sinceramente tenho um pé atrás com inteligência artificial, acho muito perigoso você conseguir reproduzir a voz e a imagem da pessoa num vídeo falso, complicado demais. Adoro ver o seu avatar dançando no blog, você também faz essa dancinha? Vou querer ver...haha.
Feliz Páscoa pra você com muito chocolate!
Beijos!

Kasioles disse...

Empezar la mañana con una sonrisa después de leerte, es de mucho agradecer.
Yo también soy partidaria del cuaderno, nunca protesta, todo le parece bien.
Cariños.
Kasioles

Beatriz Pin disse...

Olà Rô!
Eu tambem não gosto que o computador se adiante a escrever querendo adivinhar o meu pensamento. Mais acho que ha uma maneira de o deter.
Fizme rir nista manhá de neve em plena primavera.
Gosto muito do que escribe.
Não será que você tem a mente noutras cousas?
Beijinhos

fali-vendo-me.blogspot.com disse...

Olá! Gostei muito do seu blog.

Sem tão catastróficas confusões, também já tenho sido traído por essa ratazana a que chamam corrector.

Contudo, pelo que vejo, acho que o corrector também a fintou neste belíssimo Post.

Quando diz " Fui até o quartinho de bugigangas e pequei, todo empoeirado, o velho notebook.

Será que está a confessar que cometeu um "pecado"?

Talvez quisesse apenas dizer:"Fui até o quartinho de bugigangas e peguei, todo empoeirado, o velho notebook.

Boa Páscoa, para si e para todos os que lhe próximos!





Alécio Souza disse...

Rô querida, eu acho muito engraçado que uma das suas bonequinhas dança como se fosse um boneco do posto de gasolina, muito engraçado isso. Ah e pode me chamar pelo meu nome mesmo, senhor é muito formal e fico me sentindo mais velho do que sou...haha! Beijos!

Tomás B disse...

El corrector es mejor que no sea automático que puedas escoger la palabra adecuada y siempre mejor mirar.
El WhatsApp cuando escoges la opción de dictado es mejor comprobar lo que pone antes de enviar.

Saludos.

Mihaela Toilă disse...

Beautiful blog. Have a nice weekend!

Grace disse...

Sencillamente genial!