Translate

terça-feira, fevereiro 20, 2024

PEQUENA DEMAIS...

 

Eu me lembro, com detalhe, dos carnavais que passei na infância e o que eu mais me recordo é dos meus pais não me levarem à matinê em que rolasse baile de carnaval para crianças. Também me lembro de jamais me vestirem de Bailarina, unicórnio ou colombina e, se pintar a cara e enrolar serpentina no pescoço, é considerado estar fantasiada, então eu estava. Em compensação, me deixavam ficar lá embaixo até tarde na entrada do nosso prédio. E mesmo eu morria de medo dos mascarados, eu ficara. E quando algum me olhava, eu disfarçava e corria para dentro do prédio onde a gente morava. Era de lá, da portaria, que eu via a rua onde todos se divertiam. Nas mãos, segurando junto ao peito, eu trazia um saco de confetes e alguns rolos de serpentina. Era para eu jogar nas meninas e nos meninos que por ali passassem, mas não joguei em ninguém. Talvez por falta de sorte, nenhum passou enquanto lá eu estive. Só de lembrar que, mesmo eu ali, de pé, quietinha, sem brincar, eu me dava por satisfeita, talvez tanto ou mais do que aqueles que passavam gritando e pulando a dois passos de mim. Olha os meus olhos! Como ficam molhados, não de tristeza, mas da alegria que eu sentia e sinto, lembrando aqueles momentos. Hoje eu já posso fazer o que não me deixavam naqueles dias, além de ficar lá embaixo sem participar. Hoje, como eu disse, eu posso e até vou, nesses bailes, mas não pulo e não grito do jeito daquela gente quando eu era pequena. Tão pequena que, como disseram, nenhuma fantasia servia para mim.

10 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Este ano não vi na rua ninguém mascarado, mas confesso que detesto carnaval. Gostei de ler!!
.
||🤍30 Anos|| Recordar é viver...
Beijos e uma boa semana.

Jotabê disse...

Belíssimo texto!

Monique Larentis disse...

Quando eu era pequena eu pulava carnaval com minhas primas. Hoje já sou mais sossegada, gosto da calmaria.

www.vivendosentimentos.com.br

Tomás B disse...

Yo de pequeño tampoco me disfrazaba entre otras cosas es que estaba prohibido en mi país y en especial cubrirse la cara. Ahora tampoco me disfrazo y no soy muy de ir a ver los carnavales.

Saludos.

Mariazita disse...

Olá, Rô
Para mim, Carnaval é bonito para assistir na TV 😀.
Mas é bom que haja uns dias no ano em que as pessoas podem dar largas à sua alegria, cantando e dançando nas ruas.
Talvez seus pais tivessem receio de que lhe acontecesse algo de mal... não?

Amiga, muito obrigada por seus Parabéns ao meu blogue.
Gostei muito de sua presença lá.
Obrigada!

Uma semana feliz.
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Ester disse...

De pequeña me disfrazaba, con ropas de casa, bigote postizo y cosas así, luego de joven sin necesidad de ser carnaval organizábamos fiestas temáticas, con disfraces todos iguales. Este año no lo hemos celebrado. Un abrazo

" R y k @ r d o " disse...

Vi o cortejo de Carnaval da janela da minha sala. Sou um felizardo. Mas não sou fâ de Carnaval
.
Cumprimentos poéticos.
.
Poema: “ Amor livre e consciente “
.

J.P. Alexander disse...

Uy así pasa , a mi no me gusta el carnaval. Te mando un beso.

manuela barroso disse...

Pois éRô a cada fase da vida a sua vivência que não deixa de ser representativa da forma como encaramos o mundo que nos rodeia . Bji

Martha Jane Orlando disse...

No carnivals for me, only dressing up at Halloween. That was always fun!