Translate

sábado, fevereiro 24, 2024

ASSIM EU NÃO QUERO.

 


         Nem todos têm conhecimento de que eu desejo um homem, assim como meu pai, para me casar. Não falo para satisfazer a vaidade ou para atrapalhá-lo, mas sim para compreenderem que a mulher não pertence ao homem com quem se casa. Eu, por exemplo, não pertencerei ao homem que eu escolher para marido. Só serei sua esposa, não sua mulher. Mulher, a gente é de si própria e não de outra pessoa. Meu pai também fala errado, mas ele é um cavalheiro, pode falar desse jeito. Lá em casa, os dois são iguais e nenhum deles se acha melhor que o outro. Quando terminei o meu pai estava com o braço sobre meus ombros e minha mãe, que depois de olhar para mim abaixara a cabeça para esconder o riso, não se conteve e acabou gargalhando. Ao perceber que papai também ria eu relaxei e acabei rindo com eles. Ríamos pela "idiotice" daquela conversa e, não satisfeita, futuquei mais fundo a mesma ferida. — "Do jeito que andam as coisas, logo estaremos de volta às cavernas, mas dessa vez, somos nós, as mulheres, quem levará os homens, pelos cabelos, de volta para casa". Eu achava que isso fosse mais engraçado, mas estava enganada. "Na verdade, com tantas leis nos protegendo, logo seremos nós, as mulheres, quem sairá para a caça enquanto o lado forte da corda cuida da casa e dos filhos. Eu ainda não conheço o mundo que minha mãe conhece desde menina, mas também não gosto deste que estão preparando à minha geração. Chega de ouvir dizer que a mulher é a parte mais fraca da corda. Que ela, quando tem qualidade, pode caminhar atrás de um grande homem. Chega de cheirar as costas deles, mesmo se tratando de rei. Ou será que alguma de nós já fez guerra algum dia? Será que engravidamos, geramos, tivemos filho e na hora de registro negamos o direito dele usar nosso nome e só eu não fiquei sabendo? Não, claro que não. Isso é mérito dos homens, daqueles que, mesmo se tratando de um grande idiota, andam na frente de mulheres geniais, como são minha mãe e certamente minhas avós e outras mulheres, como eu algum dia, quem sabe? Chega de tudo isso, mas, por favor, não mexam mais para não mudar o cheiro. (Se mexer muito, pode desandar) Esse tempo assim, mexido, não é o que eu quero para mim, exceto se parem de apimentá-lo. O que eu quero é a mulher caminhando ao lado deles, ganhando o mesmo salário quando fizer o mesmo tipo de serviço que, certamente, faremos em menos tempo e muito melhor, fora o charme e o balanço que damos aos movimentos, quer dizer, que vocês dão aos movimentos, já que são mulheres há mais tempo".
É isso o que eu quero para mim, entendeu, papai? A senhora me entendeu, mamãe? Então, é isso...
(Desandamos a rir, abraçados mutuamente).

22 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

... e eu concordo!!! 😘

Os olhares da Gracinha! disse...

... e eu concordo!!! 😘

Martha Jane Orlando disse...

We all need to figure out how and where we fit into society whether we are men or women.
Blessings!

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Rô,
Estou nesse universo,
dos Blogs há tanto tempo
que já perdi a conta
e sempre me emociono com
Seres que escrevem de tantas
formas e circunstâncias.
Eu poderia citar nomes
pois o que não falta são
seres fantásticos que prendem
a minha atenção com suas
escritas, mas vou citar Você Rô.Suas histórias divertem,
alertam e nos fazem querer
voltar e reler. Não acredito que faixa etária seja o ponto
de interesse mas sim sua
alma ou espírito revolucionário
e sem rótulos. Você escreve
e ponto.
Sou grata por lendo aqui
participar desse movimento literário que vou chamar de RESISTÊNCIA, pois para mim escrever é resistir e você o faz quando escreve e trás tanta gente diferente para cá.
Bjins de gratidão por
Vc existir na chamada Blogsfera.
CatiahoAlc.


Jotabê disse...

Muito legal o seu texto. Quando eu e meu Amor nos casamos o padre disse que 1+1 era igual a 1. Hoje eu penso, eu sei que no bom casamento 1+1 é mais que 2. Mudando de assunto, por que seu blog tem acesso com trava?

Vanessa Vieira disse...

Concordo e concordo muito! Precisamos andar lado a lado, de mãos dadas e uma ajudando o outro, se assim não for nem tem graça!

Que você encontre seu parceiro e que ele caminhe contigo e que sejam muito felizes!

Albada Dos disse...

Estoy de acuerdo, hemos de caminar al mismo nivel, cada quien con sus talentos. Nadie es superior ni inferior.

Un abrazo

Alfred disse...

Es bien fácil de entender, nadie es más que nadie, por cuestión de género.

Luciano Otaciano disse...

Perfeito Rô. Você disse tudo e mais um pouco no texto. Um abraço!

Larissa Pereira dos Santos disse...

Olá Rô,
Venho agradecer sua carinhosa visita no meu cantinho!
Muito obrigada querida.
Acho que casamento é pra quem tem vocação
É um presente dado por Deus.
Acho lindo quem tem essa vocação.
Agora achar a pessoa certa é difícil, e construir uma família mais ainda.
Como diz uma linda música que ouvi: "Os filhos por aí e você sempre aqui a lado meu, no fim será só eu, você e Deus..."
Mas Deus estando no meio, as dificuldades virão mas é possível ser feliz.
Vou ouvir a música que deixaste no meu blog, deve ser linda, obrigada
Abraços e bom fds.

Tomás B disse...

Nos expones algo que en algunos países las mujeres comienzan a ir consiguiendo. Nos comentas que si es la mujer quien a sido el lugar donde cada uno de nosotros nos desarrollamos antes de nacer porque razón es el apellido del padre el primero. Te diré que en España no hace mucho salió una ley que se puede elegir el orden de los apellidos.
Por lo que veo en noticiarios hay países en los que la mujer al casarse adopta el apellido del marido o una variante que me parece indicar que es una posesión mas. En España por toda documentación que he visto de antepasados míos al menos los dos últimos siglos conservaron los apellidos de nacimiento.

Saludos.

Conchi disse...

Nadie es mas que nadie, aunque depende de en que paises.

Abrazos.

the creation of beauty is art. disse...

It is wonderful to find a true partner. Relationships where someone feels above the other or entitled in some way...those just don't work. Equality is key <3
the creation of beauty is art.

Flávio Cruz disse...

E assim deve ser, Rô! Temos, aqui em casa, um quadro com uma frase que acho fantástica: "Não somos metades que se completam, mas inteiros que se encaixam.". O seu texto, com perdão do trocadilho, encaixa-se bem no que penso sobre o assunto! :) Meu abraço, boa semana.

Flávio Cruz disse...

E assim deve ser, Rô! Temos, aqui em casa, um quadro com uma frase que acho fantástica: "Não somos metades que se completam, mas inteiros que se encaixam.". O seu texto, com perdão do trocadilho, encaixa-se bem no que penso sobre o assunto! :) Meu abraço, boa semana.

manuela barroso disse...

Descanse, Rô que essa espécie de que fala está a melhorar bastante.
A Inteligência feminina sempre saberá dar o passo certo, daí as conquistas que o mundo feminino alcançou porque as evidências são muitas
Beijinho

Adriana Leandro disse...

Ótimos texto, Rô. E a vida deve ser assim mesmo. Devemos andar lado a lado, sem um querer ser melhor e superior ao outro.
Beijinhos!!!

galerafashion.com

Maria Luiza disse...

Rô, vc é das minhas, combativa, inteligente, enchergando nos gestos, nos olhares nas essências a magnitude da mulher. Amei seu escrito! Abraços

CÉU disse...

Um texto muito real e muito terno.
A mulher está conseguindo os seus direitos, mas ainda estamos longe da igualdade homem/mulher.
É preciso continuar a lutar.
Beijos e boas risadas.

Fá menor disse...

E você está certa!

Beijos

PAULO TAMBURRO. disse...


RÔ,
FELIZES OS FILHOS QUE AINDA ENCONCONTRAM NOS PAIS REFERÊNCIAS DE VIDA.VAMOS COMBINAR QUE A COISA ANDA MEIO DESARRUNADA DOS DOIS LADOS.
DESCULPE A CAIXA-ALTA MAS AINDA NÃO COMPREI UM TECLADO NOVO E O MEU LA ERA MISS!!!
UM ABRAÇÃO CARIOCA.

Hada de las Rosas disse...

Oi Ro como vai!
Adoro sua historia amorosa e delicada. Sao as mulheres que fazem o mundo girar, nao pertencemos a ninguem. Somos nossas (embora muitos homens nao gostem e nos invejem terrivelmente. Sempre foi assim, pelo desejo de controle).

Grande bisous