15 de nov. de 2024

FALEI OU PENSEI?

 


   Política na casa da gente é doença, daquelas, contagiosas. Até minha mãe, que nunca vi discutir o assunto, deixou transparecer já ter candidato. Não sei se meu pai votaria com ela se morassem nos EUA, mas que eles discutem, discutem. Não é discussão como quem se prepara para guerra, mas como vovó fala, “lapidam a mesma pedra, cada um com a ferramenta que tem”. Assim foi nas eleições para prefeito e vereadores da nossa cidade e para a felicidade de todos os candidatos para os quais votamos, venceram e por coincidência os deles também eram os meus. (meus votos acompanham, sempre, os do relator) Quanto a Trump e Kamala Harris, a discussão foi um pouco maior e pelo que vi no semblante dos dois, é mais difícil defender um país que defender a nós mesmos. Segundo diz minha avó, “o que é bom para os EUA não é bom para ninguém e não seria do Brasil que os presidentes de lá iam gostar”. Será isso mesmo, vovó, eu quis perguntar. Todos deveriam votar por vontade própria e não por obrigação, porque é votando que se aprende como a roda consegue rodar.
Votar é bom para os grandes e para os demais.
Esperemos a apuração torcendo para vencer o melhor, não o melhor para eles, mas o melhor também para os mais necessitados e principalmente para os que têm fome. Acho que ouvi o pessoal lá em casa falar muito sobre essas coisas ou não estaria dizendo o que acho que estou. Afinal, eu falei isso ou pensei?

10 comentários:

Jotabê disse...

Minha opinião é que o voto obrigatório nivela um pouco mais a disputa. Se não fosse obrigatório os apaixonados, os militantes de qualquer partido teriam um peso enorme, pois eles votariam e quem só está interessado no feriado ficaria apenas dormindo ou tomando cerveja.

Majo Dutra disse...

Votar é um exercício mental no qual é imprescindível estudar os carácteres, avaliar e decidir... Sim, deve ser um ato pessoal e o mais possível desprovido de paixões...
Os partidos não são times de futebol...
Quanto à vitória de Trump, o mundo ficou mais sombrio... Na minha opinião...
A tua avó é uma senhora sábia...
Tem um ótimo fim de semana.
Abraços
~~~

Mariete Salema disse...

Votar é um direito que todo o ser humano deve apoiar. Eu voto sempre. Oxalá o Povo Americano não se arrependa do presidente que elegeu para governar a sua Pátria.
-
Feliz fim de semana

Tomás B disse...

En España desde el año 1978 tenemos derecho al voto todos españoles mayores de 18 años y para ejercer este derecho solo tenemos que llevar nuestro Documento Nacional de Identidad (DNI) para demostrar nuestra identidad. El lugar de votación o colegio electoral como se denominan (en ocasiones es un centro educativo) esta próximo a nuestro domicilio y en caso de haber mas de una mesa es el apellido el que dice donde se vota.

Saludos.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Gostei do teu comentário, obrigada.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Torcemos também. Torcemos que tudo termine em paz, pelo menos.
Obrigada pelas palavras, bju!

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Mas que aula a senhora nos deu, Dona Majo! Obrigada.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

É. Faz sentido. Obrigada por comentar.

Jovem Jornalista disse...

Política é um assunto difícil de discutir. Cada um tem uma opinião diferente.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Parapeito disse...

Votar é um direito que todos devem usufruir.
A sua avó tem a sabedoria da vida.
Lá diz o ditado : Mais sabe o sábio, por ser velho, do que por ser sábio.
Gostei da sua publicação.
Abraço ****

QUERIDO DIÁRIO: