Translate

sexta-feira, maio 24, 2024

GOOGLE, OBRIGADA. JÁ DEU!

 


Passei horas escolhendo um presente que meu pai pudesse me dar. Sabia que os tempos eram difíceis, mas, como a data de aniversário da filha dele sempre foi importante, eu pedi e ganhei. Em diversos textos publicados neste diário, citei este homem. Um pai que se adequa à família, aos livros e às amizades dos seus amigos. Um pai que, por mais que o valorizasse, seria pouco. Dada a semelhança de gostos e a situação atual das nossas finanças, escolhi a obra de Freud. Isso eu sabia que pudesse comprar. Vinte e quatro volumes. Pedi e ganhei. Não somente esses livros, como os de Stephen King, inclusive outros que ele assinara como se fora Richard Bachman, seu pseudônimo. Meu pai leu e gostou, por isso me deu com os outros. Adoro suspense e ficção científica, como gosto das fantasias desse escritor, só não me importo de ler ficção sobrenatural, como as obras de Poé. Assim que terminar o que estou lendo, enveredo nessa nova jornada. Tem gente que compra livro, não para ler, mas para enfeitar prateleiras. Tem outros que passam as páginas sem entender o que lê, mas eu não. Leio como quem embarca para uma longa viagem, pois só através da leitura se conhece novos lugares, jeito de vida, culturas e a sua política. Sem os livros nem o nome das ruas da minha cidade talvez eu soubesse. Jamais comparei páginas de livro com as paisagens que vejo, de dentro do trem, através da janela. Não desembarcaria sem a mala de sabedoria que fui conseguindo em cada estação. É com elas que estou me tornando na pessoa que quero ser.
Obrigada, meu pai, pela passagem que o senhor comprou para mim. Obrigada pelo presente e pelo futuro, que, assim como o passado, chegará e passará, rápido, tal qual o trem em disparada ou o farfalhar de páginas de livro que se pega, folheia e repõe no lugar.

13 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

Olá!

Mergulhar na obra de Freud não é para qualquer um, tem que se interessar muito pela psicanálise: neuroses, histerias, ilusões, fetiches, sexo...muito sexo!! Freud tinha fixação pelo sexo como principal motor da vida.
Já King é um craque em construir histórias tensas e cheias de tensão. Não, "tesão", que seria mais com Freud...

Pequena con estilo disse...

Lindo post, un saludo

Jotabê disse...

Que lindo!

sinforosa c disse...

Leggere è sempre un momento piacevole non solo perché leggendo si imparano cose nuove ma perché si viaggia in mondi nuovi e inesplorati.
sinforosa

Alécio Souza disse...

Querida Rô,
A leitura é algo muito importante, principalmente para alguém tão jovem como você e acho muito legal o seu pai ter dado o presente que você queria. Os livros nos trazem conhecimento e isso ninguém jamais poderá tirar de você.
Um beijo!

J.P. Alexander disse...

Lindo regalo. Y tienes razón los libros son un tesoro. Te mando un beso.

Katerinas Blog disse...

Books are always a gift of great value. Worlds are opening!
Have a great weekend Ro!

Katerinas Blog disse...

Just before the storm in the photo!
We are waiting for you,
everything will be fine!

Albada Dos disse...

Un buen libro es un extraordinario regalo.

Un abrazo

Teresa Silva disse...

Muito interessante! È sempre bom ver que ainda existem boas famílias!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Tomás B disse...

Interesantes publicaciones las que pediste de regalo. Las obras de Freud quizás sean para seguir sus pasos y orientando tu futuro profesional al psicoanálisis.

Saludos.

Grace disse...

Rô; me gusta muchísimo leerte. Defines un estilo. Tienes sensibilidad.
Buena lectura has incorporado. Con Stephen King evidentemente tiene que gustarte lo enigmático y la ficción. De todos modos él es un artista de la escritura y lenguaje.
De Freud que te voy a decir que no se sepa. Lo más importante; comprenderás mucho más de ti. Entenderás sobre lo que suenas...harás ese viaje mirando por "tu ventanilla interior".
Afectuoso saludo!

Ana Paula disse...

Rô, que pai mais fofo você tem! Um presente desses para uma leitora é mesmo incrível!
Nunca li nem king nem Poe. Meus filhos adoraram o Poe quando leram para a escola e sempre me falam que tenho que ler; ainda não me animei, é o livro sobre um gato. Quem sabe...
Ah, você me pediu e cá estou para falar sobre a flor do gengibre! Sim é o nosso querido gengibre do quentão das festas juninas! Ele fica na terra e dele brota a folhagem que depois tem a flor. Ela é linda!
Boas leituras por aí.
Beijo, ana paula

Minha lista de blogs