Eu queria muito falar de um amigo que há algum tempo vinha dando cabo da vida. Da sua, da família e da minha que sou sua amiga. Pois, bem! Este jovem, que tem a minha idade, foi com quem dividi os carinhos que recebi dos meus pais e a esperança de vê-lo formado naquilo que sonhava, mas infelizmente não conseguiu, pelo menos naqueles anos horríveis que o vi de joelhos aos pés das drogas. Cansado com o que vinha sofrendo e a distância daqueles que se diziam amigos, decidiu, e só Deus sabe como, parar com aquilo. Aconselhado pelos pais Internou-se em uma clínica onde fantasma nenhum lhe enchesse a cabeça com falsas promessas. E conseguiu. Pelo menos até o avião, que o trouxe de São Paulo, pousar em solo do Rio, onde o pai, ansioso, esperava por ele. Mas, como nem tudo são flores, não foi o que aconteceu. Ao invés de correr para os braços do pai preferiu a favela onde passou a noite fazendo, de novo, o que não devia. No dia seguinte, vendo a tolice que fizera, voltou para a casa. Evidentemente que o pai o perdoou ao ouvi-lo falar a verdade. Aquele, com a graça de Deus, seria o último ato protagonizado por ele. Hoje está limpo. Voltou aos estudos, formou-se naquilo que desejava, arranjou um trabalho a altura e vive tão feliz quanto me sinto contando o que, pessoalmente, me permitiu que contasse. Foi com afinco e determinação que lutou e venceu a luta da sua vida. Daqueles amigos, dos quais com orgulho me incluo, restaram poucos, ou quase nenhum, além dos pais e uma ou duas pessoas que, na hora que o bicho pegou ao invés de fugirem, o ajudaram. Era a mão que precisava. Droga nunca mais, dizia com os olhos molhados. Foi anos vivendo num mundo de trevas, mas hoje, tantos anos mais tarde, o vemos forte, bonito e não mais aquele magrelo de roupa suja, cabelo grande e barbudo que era. Você venceu meu amigo! Adeus à abstinência e as armadilhas da droga, grita com um sorriso na cara inteira, enquanto dou graças a Deus por vê-lo colocando placas de perigo, pelos caminhos por onde passou.
19 comentários:
Só que já conviveu com alguém que entrou pro lamentável mundo das drogas sabe como é... fico feliz que seu amigo tenha sido uma linha fora da curva e se libertado. É realmente muito difícil!
As drogas são um "cancro" da sociedade. Tenho um amigo de coração que, dotado de grande inteligência para os estudos, entrou na faculdade de medicina aos 18 anos. Aluno brilhgante até ao 3º ano, altura em que numa noite de copos, com más companhias, em particular uma "amiga", entrou no mundo da droga. Foram 3 anos de sofrimentos para os pais e para os poucos amigos que lhe restavam. Um dia disse-me: Mariete não injeto nem fumo mais droga. Com olhar sério respondi: Sei que és capaz. Tens que saber sofrer mas vais conseguir. Eu pago o jantar ao fim de um ano em que tenhas deixado a droga. Felizmente...PAGUEI O JANTAR. Hoje, passados poucos anos, é o sr Dr. F.M. Orgulho-me de ser sua amiga.
*
Regressei ao blogue. Grata pelo seu carinho e amizade
*/*
Para vencer o vício, não basta um simples querer, é preciso esse querer superlativo que teve esse seu amigo, para vencer, superar superando-se. É preciso acreditar em si e na vida.
Um abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
São poucos os que conseguem sair do inferno das drogas.
Que é terrível para o próprio e para todos os que o rodeiam.
Tenha uma ótima semana.
Beijo.
Conseguir sair da droga não é fácil. Que bom que seu amigo se tratou e está agora numa vida nova. Que seja sempre corajoso e que a vida o recompense com amigos e saúde.
Uma boa semana.
Um beijo.
Felizmente conseguiu sair das drogas esse teu amigo. Oxalá muitos outros tivessem a força e a capacidade para fazerem o mesmo. Nada mais triste e desolador, do que ver jovens em auto destruição.
Votos de uma excelente semana, amiga RO.
Beijinhos!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
RÔ,
deixar a droga para trás é um exercício diário de perseverança e todos aqueles que tiveram a felicidade e coragem para fazer isso devem diariamente acordar cantarolando: "Deixe em paz meu coração/Que ele é um pote até aqui de mágoa/E qualquer desatenção, faça não/Pode ser a gota d'água". Lembra da musica do Chico, não é?
Então, vacilou, voltou.
Mas, com certeza isso jamais acontecerá com seu amigo, principalmente com a ajuda de Deus.
Um abração carioca.
Que triste o envolvimento com as drogas ,mas que bom que teu amigo teve força pra delas sair!
beijos praianos, chica
Pois é, só ele e a família sabem como foi difícil essa jornada até a sobriedade. Eu que sou amiga agradeço a força que o pai e a esposa em especial dão a ele, sem tirar o mérito da mãe e do irmão, Maju.
Ser testemunha de uma caminhada dessas pode ser dolorosa emas é muito bom ver o sucesso Mariete.
Sim você tem razão superar superando-se, obrigada Antonio.
No meu pouco saber acredito que todos tem potencial, mas são tantas as questões que puxam para a continuarem a descida que nem percebem Jaime...
Sim ele tem o apoio que precisa e vai sempre lembrar do que passou Graça. Hoje ele olha para frente e para o futuro.
Sim felizmente a vida pra ele segue com esperança Mário.
Gostei da lembrança de musica, vou mostrar pra ele Paulo.
Sim ele teve e sempre contará com a gente para ter forças de seguir e ele tem o costume Chica, de olhar para o céu como sugere seu blog.
Quando alguém tem coragem de somar uma experiência como a que vc trás, eu fico muito contente. Não somente por ela contar algo de sucesso de alguém, e sim por ter exposto o quanto é difícil ver alguém que se gosta sofrer sem poder fazer muito além de apoiar. Muita gente cobra mudança, abandono do mal costume ou até bom exemplo, só não imaginam um décimo da dificuldade que é para a pessoa todo dia, todo tempo. Deixar não é não ter mais vontade, pelo contrário, é dizer não todo instante para toda vida. É importante valorizar a força e a coragem de todos os envolvidos como sua historia nos conta. Juro que até parece que conheço seu amigo. Bju
Brigado Miga. E aproveito pra deixar meu brigado a todos que vieram ler esse meu desabafo .
Essa é uma batalha árdua, que graças ao próprio esforço do amigo, apoio e ajuda de corações bondosos e pacientes aos redor, é uma batalha vencida.
São tantas lutas na vida real, que vale a pena cada uma delas, porque são almas que precisam de luz no caminho... Uma luz chamada amor.
Força e fé para todos, para o amigo e sua vitória...
Abraços e beijos,
Ju
Postar um comentário